Maria Gins

Saber acumulado
de gerações a cuidar
das vinhas velhas

Os solos graníticos e arenosos no limite norte da Terra Quente Transmontana (freguesia de Aguieiras), a excelente exposição solar e o saber acumulado de gerações a cuidar das vinhas velhas fazem com que, das nossas colheitas, resulte um excelente vinho com características verdadeiramente transmontanas.

São vinhos elegantes, autênticos, resultantes da preservação de castas autóctones, mãos sábias e sentidos apurados. Herança e tradição das nossas gentes e da nossa terra aliadas à evolução do conhecimento e das novas e modernas técnicas de produção.

Assim nascem os vinhos Maria Gins!

Maria Gins
Rua do Cruzeiro, nº3
5385-018 Aguieiras
Soutilha-Aguieiras

41.710669, -7.1936353

Tinto Reserva
Vinhas Velhas

De cor rubi intenso, revela aroma exuberante a fruta preta madura, perfeitamente integrado com notas de baunilha e especiarias. Na boca apresenta-se elegante, com taninos subtis, fresco e equilibrado.
A fermentação em lagares de granito com suave pisa a pé, permite-nos preservar e potenciar o perfil aromático das castas autóctones das nossas vinhas velhas: o Bastardo, a Tinta-Amarela.
Ideal para acompanhar queijos, enchidos, pratos de carne e peixes fortes.
Não é só um vinho de excelência! Cada garrafa degustada transmite a própria identidade transmontana e a autenticidade das suas gentes, no saber acumulado de gerações, preservado até aos dias de hoje.
Identidade essa que pretendemos manter e dar a conhecer!

Tinta
Amarela

De cor rubi, revela aromas de frutos vermelhos e frutos silvestres com ligeiras notas florais de violeta. Na boca apresenta-se equilibrado, muito frutado, com taninos frescos e suaves, e final longo.
A criteriosa seleção de uvas efetuada na vinha com o devido controlo de maturação, o controle dos processos fermentativos na adega com controlo da temperatura, permite preservar e potenciar o perfil aromático da Tinta Amarela, a principal casta tinta autóctone da região de Trás-os-Montes. O estágio em cuba de inox sem qualquer contacto com madeira, garante um vinho elegante e autêntico.
Ideal para acompanhar queijos suaves, enchidos e pratos de carne e peixe.

Branco Reserva
Vinhas Velhas

As castas brancas tradicionais da região transmontana, provenientes de vinhas muito velhas, resultam num vinho muito versátil, de aroma doce e fresco, marcado por notas de fruta branca e citrinos, com nuances perfeitamente integradas de frutos secos. No paladar apresenta-se suave, com corpo e excelente volume de boca, equilibrado com uma boa acidez.
É um vinho ideal para acompanhar todos os pratos de peixe, carnes brancas e alguns queijos.