Cooperativa Rivadouro

O historial
das marcas
da cooperativa

Foi no dia 3 de Fevereiro de 1959, através da emissão do alvará do Ministério da Economia e com a posterior publicação no Diário do Governo III Série Nº 39 de 16 de Fevereiro de 1959, que se deu vida a Cooperativa Ribadouro, sob a designação de “Adega Cooperativa de Ribadouro, Sociedade Cooperativa de Responsabilidade Limitada”.

No dia 28 de Fevereiro desse ano, é iniciada a subscrição da capital da cooperativa, cada acção tinha o valor de 30$00.

Acreditamos que, no futuro seremos ainda mais competitivos dada a nossa determinação em inovar e fazer melhor, obtendo melhorias de dia para dia.

Em 7 de Agosto de 1959, por Escritura Pública celebrada no Cartório Notarial de Mogadouro é realizado o registo comercial da cooperativa.

Nos estatutos da cooperativa, na sua última redacção datada de 2004 é descrito como sendo o seu objecto principal efectivar, quaisquer que sejam os meios e as técnicas utilizadas, as operações respeitantes à natureza dos produtos provenientes das explorações dos Cooperadores e a prestar serviços diversos, que se concretizam em cada uma das secções (Secção A – Vitivinicultura; Secção B – Compra e venda de artigos destinados às explorações agrícolas), podendo ainda, de acordo com os seus Estatutos efectuar a título subsidiário actividades próprias de outros ramos necessários à satisfação das necessidades dos seus Cooperadores. Actualmente a Cooperativa conta com mais de 2.300 Cooperadores.

A produção média dos últimos anos da cooperativa é de 3 milhões de litros de vinho, repartida por vinho tinto, branco e rosé. Esta é, repartida por diferentes categorias de vinhos, desde o denominado vinho, passando vinho Regional ou I.G., D.O.C, Colheita Seleccionada e Reserva.

A cooperativa comercializa os seus vinhos utilizando 4 marcas próprias (Pauliteiros, MiranduM, Lhéngua Mirandesa e Ribeira do Corso).

Estrada Nacional nº 221
5225-103 Sendim

41.3916018, -6.42662644

Ribeira de Corso
DOC Tinto Reserva

Vinho de taninos fortes característico da Zona do Planalto Mirandês, claramente vocacionado para os pratos característicos da região como enchidos e carnes vermelhas. Mostra toda a sua personalidade quando acompanhado por uma boa posta à Mirandesa, prato típico da Região.
Vinho que mostra todas as suas características depois de respirar prolongadamente.

Ribeira de Corso
Biológico

Este vinho acompanha facilmente pratos de carnes brancas ou vermelhas e é melhor desfrutado depois de respirar.

Ribeira de Corso
DOC Branco

 Vinho de cor citrino frutado intenso com floral na boca, apresenta-se fresco, encorpado notando-se a fruta com um final persistente.
Deve ser servido à temperatura de 8 a 10 °C.

Ribeira de Corso
DOC Tinto Reserva

Vinho mais suave mas ainda com as características do vinho da Região do Planalto Mirandês, que pode ser apreciado quando consumido em conjunto com carnes vermelhas e pratos de sabores intensos como queijos curados.

Lhengua Mirandesa
Branco I.G

É fruto de uma moderna técnica de vinificação, com fermentação a temperaturas controladas de 12 °C em cubas de inox.

Lhengua Mirandesa
Tinto I.G.

O Lhengua Mirandesa tinto tem como vocação os pratos de carnes vermelhas e queijos característicos da região. Dado que o Lhengua Mirandesa Branco é um vinho encorpado, acompanha muito bem pratos de peixe característicos da zona transmontana, como o Bacalhau na Brasa ou o Polvo. Este vinho aprecia-se melhor depois de respirar um pouco.

Mirandum Regional
Branco I.G.

Produzido através de uma moderna técnica de vinificação, com fermentação a temperaturas controladas de 12 °C em cubas de inox.

Mirandum Regional
Tinto I.G.

Acompanha pratos de caça e carnes assadas característicos da região Transmontana bem como os característicos queijos curados. Vinho ideal para acompanhar os enchidos da região caracterizados pelos sabores fortes. Este vinho aprecia-se melhor após respirar um pouco.

Pauliteiros
Rosé

Vinho vinificado com ligeira curtimenta a baixas temperaturas.

Pauliteiros
Branco

Vinho ideal para acompanhar comidas leves como entradas grelhados e churrascos.

Pauliteiros
Tinto

Vinho ideal para acompanhar comidas leves como entradas grelhados e churrascos.